quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dia do Pão de Deus (ou Dia dos Bolinhos)

Confesso que o Dia das Bruxas (o famoso Halloween) não me inspira. É-me indiferente! Não ligo!

No meu tempo de criança não havia esta influência americana. Nas nossas tradições, sempre houve o Dia do Pão por Deus ou Dia dos Bolinhos, tão nosso, tão português, que a cada ano que passa tende a ser menos falado e menos valorizado.

Neste dia, as crianças juntavam-se em pequenos grupos e saíam à rua para pedir o Pão por Deus (ou os bolinhos) de porta em porta.

Quem da minha idade não se lembra de cantar…

Bolinhos e bolinhos
Para mim e para Vós
Para dar aos finados
Que estão mortos e enterrados.
A porta da bela cruz, truz, truz
A senhora está lá dentro
Sentada num banquinho
Faz favor de vir cá fora
Para nos dar um tostãozinho

Eu sempre fui uma menina muito envergonhada, de pouca conversa. (Hoje em dia ainda sou um pouco! Quem diria!?) Mas com as amigas lá ia de porta em porta e ficava super feliz quando as senhoras nos vinham dar alguma coisa. Não necessariamente dinheiro. Pão, broa, bolos, chocolates, nozes… Lembro-me de receber romãs! Que colocava dentro de um saquinho.

Com muita alegria começávamos a cantar de novo…

Esta casa cheira a vinho
Aqui mora algum santinho.
Esta casa cheira a broa
Aqui mora gente boa.

Por vezes, lá batíamos a uma porta que ninguém abria ou onde quem morava não tinha nada para nos dar. Aí, a música já era outra…

Esta casa cheira a pão
Aqui mora algum ladrão.
Esta casa cheira a alho
Aqui mora algum espantalho.

No final era fantástico porque repartíamos entre todos o que havíamos recebido. Havia o espírito da amizade, da entreajuda, da partilha, … Era fantástico!

Recordações que não esquecerei.

É este o espírito que quero incutir nos meus filhos.

O ano passado limitaram os pedidos ao prédio onde moramos. Eu ficava entre os vãos de escada a observá-los. Uma pequena maravilha! Esta noite irão repetir, com toda a certeza!

Os tempos mudam, mas cabe a cada um de nós manter as tradições.

Outras formas tradicionais de pedir o Pão por Deus:

- Ó tia, dá Pão por Deus?
  Se o não tem Dê-lho Deus!

- Pão por Deus,
  Fiel de Deus,
  Bolinho no saco,
  Andai com Deus.



Sigam-nos no facebook AQUI!
Também estamos no instagram AQUI!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...